22 de maio de 2008

CTED - Coordenação de Tecnologia Educacional


A Coordenação de Tecnologia Educacional - CTED é vinculada à Superintendência de Tecnologias da Informação - SupTI, da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Área de Atuação
Todos os recursos de Tecnologia Educacional relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs, principalmente no que se refere ao uso do computador e da Internet na Educação, são objeto de trabalho da CTED. Na medida em que os Governos Federal e do Estado do Rio de Janeiro investem na implantação de novos recursos tecnológicos, cabe à CTED a coordenação e o gerenciamento destes recursos. Assim, Programas Governamentais como o Programa Estadual de Informática Aplicada à Educação - InfoEduc-RJ, Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo, TV Escola, Governo Eletrônico: Serviço de Atendimento ao Cidadão - GESAC, Rede Escola e todos os demais relacionados ao uso das TICs na Educação, são coordenados pela CTED.

Regionais de Tecnologia Educacional -RTE
Para atender ás 1716 escolas públicas participaNTE dos programas governamentais e portanto incluídas em sua área de abrangência, a CTED coordena 17(dezessete) Regionais de Tecnologia Educacional - RTE. Cada RTE tem um Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE, alguns TELEPOSTOS e vários Laboratórios de Informática Educativa, bem como Pontos de Presença GESAC, distribuídos estrategicamente por escolas, ONGs ou outros Pontos de Operação em todo o Estado. Os NTE e TELEPOSTOS oferecem assistência técnica e pedagógica às escolas que recebem recursos de Programas Governamentais, além de cursos de capacitação para o pessoal da rede pública.

Educação à Distância - MIRANTE
A partir deste ano (2007) a CTED passará a utilizar sua própria Plataforma de Ensino a Distância. O MIRANTE foi projetado e está sendo desenvolvido por Técnicos e Multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE de nosso Estado. Num trabalho de cooperação que envolve centenas de especialistas em Informática Educativa atuando nas RTE e professores da Rede Pública matriculados em nossos cursos, os projetistas do MIRANTE procuram implementar uma Plataforma com as ferramentas adequadas ao Ensino a Distância na ótica que melhor atende a este grupo de colaboradores. Assim, este produto é resultado da contribuição de todos os participantes deste projeto.

Sistema de Administração e Publicação de Informações - SAPI
A infra-estrutura já instalada no estado envolve centenas de escolas, milhares de pessoas e uma quantidade incalculável de dados e informações. A partir do ano de 2005, a CTED passou a dispor de um sistema de processamento de informações com Base de Dados centralizada, hospedada no PRODERJ e com interface de acesso por Web Aplicação. Desta forma as equipes de trabalho das RTE espalhados por todo o estado podem incluir informações e/ou consultar esta Base de Dados pela Internet com agilidade e precisão. O SAPI é totalmente projetado e desenvolvido pelo Grupo de Administração e Publicação de Informações - GAPI, composto por técnicos dos NTE e é responsável também por esta página da CTED.

Nenhum comentário: