20 de abril de 2008

Portal da Educação Pública

O Portal da Educação Pública é um espaço virtual que oferece atividades de Extensão para educadores. Clique aqui ou na imagem para conhecer o site do portal!!!

Por Extensão, entenda-se minicursos e oficinas a distância, cursos semipresenciais, fóruns de discussão, divulgação e produção de textos educativos, científicos ou literários, biblioteca e pesquisa, entre várias outras possibilidades que queremos criar para produzir e intercambiar conhecimentos com educadores. Leia mais sobre as "vocações" do Portal no texto "Extensão de quê?".

O Portal é fruto do consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), que reúne as universidades públicas sediadas no estado do Rio:

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
  • Universidade do Rio de Janeiro (UniRio)
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - (UFRRJ)

Fundado no ano 2000, por iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Secti), o consórcio Cederj passou a integrar, em 2002, a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj).

A Fundação Cecierj tem como objetivos a divulgação científica, a formação em serviço de educadores e a educação a distância.

Oficinas

As oficinas oferecidas pelo Portal abordam temas específicos sempre relacionados aos interesses dos profissionais de ensino básico. Elas acontecem a distância, via Internet, onde propomos atividades de curta duração visando à aplicação prática em sala de aula.

A discussão com pares terá sempre um lugar de destaque: o foco é levar o educador a experimentar um processo de trabalho fortemente cooperativo. Estão disponíveis oficinas nas seguintes áreas: Arte, Biologia, Cidadania, Geografia, História, Matemática e Química.

Informação e cultura

A Cultura tem no Portal o tratamento que lhe cabe numa iniciativa voltada à formação de educadores. Rompendo com a dicotomia entre educação e cultura, o Portal apresenta e disponibiliza obras de profissionais nas mais variadas linguagens e formas de manifestação artística.

Nossa Biblioteca traz textos de interesse pedagógico para diversas disciplinas, buscando promover discussões sobre cidadania, temas transversais e política educacional. O Jornal do Portal procura trazer as mais importantes notícias e discussões da área educacional.

Uma das funções centrais do Portal é contribuir para que o profissional de educação se reconheça e se valorize como produtor de conhecimento. O objetivo é fomentar a constituição de uma rede de educadores que interajam e cooperem uns com os outros. Espera-se que, assim, busquem ampliar sua formação, trocando experiências, conhecimento e informação com seus pares. Na seção Sua Voz, oferecemos aos educadores a oportunidade de produzir e expor trabalhos seus e também os de terceiros. E, em Discutindo, queremos a sua opinião em um Fórum de temas polêmicos ou motivadores.

Na seção Eventos, trazemos um calendário com informações sobre congressos, seminários, palestras e atividades culturais.

O Portal produziu um banco de dados que dá acesso a sites de várias disciplinas, além de bibliotecas, dicionários, museus e outros endereços interessantes, disponíveis na seção Pesquisa. Em Pela Internet, o educador encontra mais indicações de páginas na Internet para enriquecer o seu trabalho pedagógico, além de análises de sites interessantes na seção Site da Vez.

Fonte: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/sobre.htm

Nenhum comentário: